domingo, 21 de outubro de 2012

Os motivos da família real para vir ao Brasil - Resumão

João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís Antônio Domingos Rafael (vulgo Dom João VI) governou por mais de 30 anos três países. Obrigado a fugir de Portugal devido às ameaças constantes por parte de Napoleão Bonaparte, a família real e toda a sua corte (somando cerca de quinze mil pessoas) veio para o Brasil.


Partindo de Portugal no dia 29 de novembro de 1807 e chegando à Bahia por volta de 22 de janeiro de 1808, D.João ainda era considerado um príncipe regente, pois Dona Maria, A louca, não havia condições mentais para governar. Um mês após sua vinda, deslocou-se para o Rio de Janeiro. Trouxe consigo nobres o qual retiraram dos brasileiros suas residências, ocupando as melhores casas da cidade. Centenas de pessoas ficaram sem moradia e/ou ressarcimento. Desde então, a cidade carioca nunca mais foi a mesma, pois transformou-se na sede brasileira monárquica.

Antecedentes:

1) Bloqueio continental imposto por Napoleão Bonaparte.

2) Portugal não podia cumprir com o Bloqueio imposto, pois já tinha contratos com os ingleses.

3) A França derruba o rei da Espanha e segue à caminho de Portugal, ameaçando invadi-la.

4) Inglaterra e Dom João VI fazem um acordo de fuga, e escoltam os navios portugueses até o Brasil.

Observações:

- José Bonaparte queria conquistar a Inglaterra de qualquer maneira, entretanto não conseguiria sem estratégias de enfraquecimento, afinal os ingleses eram a potência daquela época. Visou derrubar o poder inglês enfraquecendo sua economia, logo, criou o Bloqueio Continental, baseado em cortar relações, de todos os países europeus, com a Inglaterra, impossibilitando-a de vender seus produtos.

- Portugal inicialmente aparentou, por medo, aceitar a imposição da França. Todavia, ela dependia dos ingleses para conseguir seus manufaturados. Então, estabeleceu um pacto secreto com a Inglaterra de proteção e ida para o Brasil, onde Bonaparte ficou sabendo e o ameaçou de invasão, logo após ter conquistado a Espanha.

- Dom João fecha acordo com o governo inglês, onde a Inglaterra conseguiu:
# A Liberação de um porto exclusivo para comércio (uma ilha chamada Santa Catarina).
# Instalação de uma base militar nas Ilhas Atlânticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário