quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Resumão: Funções da Linguagem do Português

Nossa língua é utilizada de diversas maneiras e com determinadas variações, gerando um léxico muito amplo. Quando falamos ou praticamos a comunicação, transmitimos informações, representamos ou até mesmo poetizamos. A partir disso vamos rever as funções da linguagem, mostrando os mais utilizados no português.



Funções da Linguagem      
 Quadro “decoreba”
Fática
FALÁTICA  = Fala
Poética
POÉTICA = Poesia
Emotiva
EUMOTIVA = Sentimento de “eu”
Referencial ou Denotativa
LITERAL em 3ª pessoa
Metalinguística
A palavra explica a palavra
Conativa ou Apelativa
APELAÇÃO = convencimento, comercial


Fática -  É sempre, no texto, expresso pela fala do personagem. Um bom exemplo são as histórias em quadrinhos e historinhas.Lembrando que em textos, as falas são iniciadas por um travessão.

Metalinguística - É quando explica-se o significado de algo, parecido com uma leitura de dicionário, entretanto nem sempre. Afinal, em alguns casos, ela também pode ser encontrada quando alguém fala dela mesma fisicamente ou psicologicamente.

Conativa - Também chamada de apelativa, é composta pelos comerciais, slogans, propagandas. Faz quem lê ter a convicção de desejar aquilo que foi mostrado.

Poética - A própria poesia ou um breve poema. Pouquíssimo, porém pode existir, em anúncios.

Emotiva - Subjetivismo exacerbado, fala da intimidade das pessoas, de seus pensamentos (tristes ou felizes),  comumente em primeira pessoa. Ele busca demonstrar os sentimentos de quem escreve (emissor).

Referencial - Acima de tudo, informar. O uso literal das palavras para explicar algo é predominante, porquanto a racionalidade reina nesses textos objetivos. Usado sempre por jornalistas e documentos importantes.

Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário