sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Tipos de Agricultura - Parte II - Roça Tropical

O solo e sua produtividade, na história, sempre foi inteiramente ligada à evolução da espécie humana por meio da alimentação e das técnicas utilizadas para conseguir obter o alimento pela terra. A Roça tropical (shifting cultivation) ou Agricultura Itinerante é uma maneira antiga de cultivo baseado no deslocamento constante por parte de quem produz devido ao esgotamento do solo. Considerado um estilo inadequado o qual leva à degradação física do solo e, consequentemente, a erosão, vamos ver um pouco mais sobre esse sistema.


Utilizado em locais cujos ecossistemas baseiam-se nas florestas tropicais, ou seja em países tropicais, a agricultura itinerante consiste no corte e queima da vegetação original, plantando em seguida o desejado por cima dos restos das plantas de origem.

Observação 1: Após a primeira colheita, a produtividade do solo abaixa consideravelmente, erradicando temporariamente sua fertilidade. Leva cerca de 10 a 20 anos para a terra voltar a produzir bem (depende de como foi o ritmo de sua utilização).


Esse método é muito usado por tribos indígenas da Amazônia, no plantio da "lavoura branca" desde o período pré-colonial até os dias de hoje. Entretanto seu método ocasiona erosões no solo, bloqueando o ciclo dos nutrientes que se fazem mister. Logo, com essa mudança, ocorre a perda de minerais, por escoamento ou volatização e, principalmente, a queda nos índices de enxofre (essa é, muitas vezes, permanente).

Ainda nesse contexto, vemos também que, não só afeta diretamente o solo, mas também outras áreas ambientais que podem gerar sérias consequências na vida do homem. Afinal, a qualidade do ar, bem como a qualidade dos recursos hídricos e a própria biodiversidade são alterados no momento em que se toca fogo.

Observação 2: Você sabia que existe empresas e indústrias que se preocupam com a utilização desse método nos dias atuais pelos índios? Eles fazem programas de "abolição" das queimadas na Amazônia, mostrando a tribo que é uma má alternativa fazê-lo, a exemplo da empresa brasileira "Embrapa", pesquise


Sintetizando:

Como Funciona:
- Derrubada da mata escolhida pelo método da coivara;
- Plantio, Colheita e Queimada(novamente);
- Esgotamento do solo / Falta de nutrientes no solo / Erosão;
- Procura-se outra mata para fazer o mesmo, já que a terra utilizada tornou-se improdutiva.

Dúvidas:

1. No que consiste a coivara?
A coivara é feita comumente, neste caso, na vegetação nativa. Toca-se fogo em tal, provocando o enfraquecimento do solo e das plantas. Ao finalizar a queimada, limpa-se o local para iniciar o cultivo do que  é desejado.

2. O que é a "lavoura branca" dos índios?
É uma plantação contínua de alimentos como o arroz, milho e mandioca que são a base de sustentação alimentícia das tribos indígenas. Porém existem mais alimentos que compõem esta lavoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário