quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Parte Prática - Reação de componentes comuns do dia a dia.

Todos os dias estamos expostos à química. E, mesmo sabendo que nessas últimas décadas a medicina e seus coadjuvantes ampliaram os horizontes além do esperado, muitas vezes nos deparamos com remédios, produtos de limpeza, objetos, máquinas e tantas outras coisas, cuja origem não sabemos.




Visando um maior entendimento do proposto, hoje, aqui, esse vídeo mostrará uma reação química de componentes simples, usados comumente e de fácil venda, que não devem ser misturados, de maneira que possamos compreender a necessidade de buscarmos as origens do que nos rodeia, a fim de nos protegermos.

Estes vídeos foram gravados por mim durante uma viagem à São Paulo, no Catavento. A realização deste procedimento foi pela especialista em química, com todas as precauções tomadas. Deixando bem claro que não incentivamos o refazimento dessas experiências, principalmente por crianças e adolescentes sem supervisão de um adulto.

Então, vamos lá:

Vídeo 1- P.P + G = fogo com o contato!
Observação: o pergamanato encontra-se no prato, e a glicerina será colocada no bastão.



Vídeo 2 - P.P + G + CALOR = explosão!
Observação: o pergamanato está em paralelo com a glicerina, sem se tocar. Quando ela pega o bastão aquecido, ela vai provocar o encontro desses dois compostos, adicionado ao calor.




Pergamanato de Potássio + Glicerina + Calor = EXPLOSÃO!

1) Pergamanato de Potássio - um pó arroxeado utilizado para tratamentos da pele, varicelas(catapora), úlceras e ferimentos. Diluindo esse pó, que é um ótimo agente oxidante, pessoas que estão com enfermidades cutâneas tem um remédio de custo baixo a favor de sua melhora.

2) Glicerina - derivada do biodíesel, o glicerol é comumente usado na fabricação de sabonete, shampoo, hidratantes por ser atóxico. Além disso, nas máquinas que necessitam de lumbrificação, ela também inclui-se. Mas só de tomar banho com ele, já imaginamos como é comum no nosso dia a dia.


Até a próxima. Ah, fiquemos atentos com as misturas que possamos inventar, com o intuito de nos preservarmos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário