domingo, 7 de outubro de 2012

Resumão dos reinos - Parte I - Moneras

São eles, provavelmente, os primeiros seres vivos da terra: as bactérias. Dividida atualmente em três grupos (bactérias, arqueobactérias e cianobactérias), o reino monera compreende-se tanto pela simplicidade, quanto pela proliferação. Afinal, elas estão diante de nós em todos os lugares.


As bactérias são importantes para todo o ecossistema, haja vista sua importância desde decomposições ao ciclo do nitrogênio, de alimentos ao nosso trato digestivo, bem como os de ruminantes. São elas que normalmente praticam mutualismo para sobreviver, da mesma forma que podem causar doenças sérias para o homem.



Características gerais:

1) Unicelulares - apenas uma célula.

2) Procariontes - sem o envoltório de carioteca, deixando o núcleo da célula desorganizado.

3) Parasitas ou não (denominados "vida livre") - parasitas fazem mal à saúde humana, vida livre só trás benefícios para o homem.

4) Heterótrofos ou Autótrofos de dois tipos - o primeiro se alimenta por absorção, já o segundo possui dois tipos diferentes: autótrofos por quimiossíntese (produzem seu alimento a partir de reações químicas com matérias orgânicas) ou por fotossíntese.

5) Não possui clorofila em sua composição, com exceção das cianobactérias.

6) Aeróbicas, anaeróbicas ou anaeróbicas facultativas - Aeróbicas necessitam, obrigatoriamente, de oxigênio para sobreviver, enquanto as anaeróbicas precisam, indispensavelmente, do contrário. Já a anaeróbica facultativa consegue viver em qualquer ambiente, com ou sem oxigênio.

7) Uns possui parede celular de peptídioglicano, outros cápsulas. Quanto mais envoltórios protetores a bactéria possuir, mais resistente ela é, sendo mais difícil de tratar.

8) A única organela presente nas bactérias é o ribossomo, composto de RNA + proteínas. Portanto não confunda o mesossomo com organela, pois não é, visto que tal é uma invaginação celular o qual auxilia na divisão, no aumento das enzimas e respiração.

Características físicas:

- Coco: bolinhas solitárias.
- Diplococo: bolinhas que andam em dupla.
- Estafilococos: um monte de bolinha agrupadinhas entre si sem formato definido.
- Vibriões: lembra vírgulas.
- Bacilos: bolinhas ovaladas e alongadas.
- Espirilos: aparenta ser uma mola.
- Estreptococos: bolinhas enfileiradas, juntas, formando uma espécie de fio.


Algumas doenças/bactéria/profilaxia:

1) Hanseníase - Bacilo de Hansen/ tratamento hospitalar e prevenção com BCG.
2) Coqueluche - Bordetela Pertussis/ repouso e remédios indicados pelo profissional de saúde.
3) Tétano - Clostridium Tetani/ soro anti-tetânico e prevenção com vacinação.
4) Meningite - Meningococo/ mais perigoso do que a viral/ internação, antibióticos e repouso.
5) Sífilis - Treponema Palidum/ remédios de acordo com o paciente e grau da doença receitado pelos médicos da área, entretanto, comumente, é tratado com penicilina. 
6) Leptospirose - Espiroquetas Leptospira/ prevenir com limpeza de locais, combate aos ratos e vacinação dos animais domésticos.
7) Cólera - Vibrio Cholerae/ hidratação constante, prevenção com limpeza de alimentos e d'água, alguns casos, antibiótico.
8) Tracoma -Chlamydias trachomatis/ higiene dos objetos, tratamento com sulfas e antibióticos.

Curiosidades:



- Uma das causas da acne também se inclui as bactérias.

- É importante lembrar que não se deve parar de tomar o antibiótico antes do prescrito, pois as bactérias restantes se tornarão mais resistentes e trarão mais complicações.

- Elas também praticam mutualismo com os fungos, gerando os líquens.

- Os ruminantes não têm como digerir a celulose de seu alimento e o mutualismo com as bactérias favorece essa digestão, pois elas digerem para o boi e se apropriam de um pequeno percentual deste alimento, quase irrelevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário